Número total de visualizações de páginas

Sobre os Criadores do Blog

Criadores: João Pedro Gomes & Alexandre Manuel Maia Barbosa
Idades: 16 & 15 anos
Escola: Escola Secundária de Albergaria-a-Velha
Curso/Turma: CEF-OI

Esperemos que gostem! :)

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Diferenciar as redes quanto à sua abrangência geográfica

Todos nós já ouvimos falar certamente em redes de comunicação (também designadas de redes informáticas ou redes de dados).  Uma “rede” (na área da informática), é definida como um conjunto de equipamentos interligados entre si, e que permitem o transporte e troca de vários tipos de informação entre utilizadores e sistemas.Na hora de classificar uma rede qual o critério a usar?
  • débito (baixo, médio, alto, muito alto)
  • topologia (bus, anel, estrela, híbrida)
  • meios físicos (cobre, fibra óptica, micro-ondas, infravermelhos…)
  • tecnologia de suporte (comutação de pacotes, comutação de circuitos, assíncronas, plesiócronas, síncronas, etc)
  • ou segundo o ambiente ao qual se destinam (redes de escritório, redes industriais, redes militares, redes de sensores, etc)

    No entanto, a classificação mais frequente baseia-se na área – geográfica ou organizacional e aí entram os termos que normalmente ouvimos: LAN, MAN, WAN, PAN…etc. Vamos então passar a explicação simples de algumas definições mais comuns:

    LAN (Local Area Networks) – também designadas de redes locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. sala de aula, casa, espaço Internet, etc). 


    MAN (Metropolitan Area Networks) – permitem a interligação de redes e equipamentos numa área metropolitana (ex. locais situados em diversos pontos de uma cidade). 
    WAN (Wide Area Netwoks) – permitem a interligação de redes locais, metropolitanas e equipamentos de rede, numa grande área geográfica (ex. país, continente, etc).

    PAN (Personal Area Networks) – também designadas de redes de área pessoal, são redes que usam tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (computadores, smartphones, etc) numa área muito reduzida. Exemplo de uma rede ad-hoc:


    SAN (Storage Area Networks) – também designadas de redes de armazenamento, têm como objectivo a interligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) numa área limitada. Considerando que é fundamental que estas redes têm grandes débitos (rápido acesso à informação), utilizam tecnologias como por exemplo Fiber Channel.

Sem comentários:

Enviar um comentário